16 de julho de 2019

#4 - Continuando os trabalhos

Vamos começar sem enrolação, o tempo urge!

Notei que apesar de ter colocado uma lista "curto prazo"  ela não foi específica então vou dividir para "Até o fim dessa semana" e "Até o próximo post". Talvez por causa disso eu meio que deixei falhei em fazer uma das coisas (janela de templo vaga causa isso!).

Terminei o livro, e por ser apenas 38 páginas eu recomendo a leitura. É crua, curta e grossa. Em suma, o autor fala do conceito de hesitação (tradução para flinch) e como é algo natural para o ser humano serve para que você tenha receio de tentar algumas coisas que aparentemente são perigosas e até aí tudo bem. O problema surge quando você "herda" esses receios de amigos, pais, conhecidos, etc e fica preso numa cadeia de conformidade, uma paralisia por medo. Acho que não consigo fazer justiça ao livro sem citar um trecho que resume a ideia central acerca de hesitar tomar decisões:

"Esse é você? Corredores te levam da cama, para o café-da-manhã, para seu carro, para seu trabalho e então para casa. Você tem um cubículo para retornar todos os dias. Almoça no mesmo lugar. Assiste as mesmas séries. Gosta da mesma comida. Eles podiam te substituir por um pequeno robô previsível. E talvez um dia em breve, provavelmente irão."

 Uma outra lição importante desse livro foi a perspectiva sobre quem é o "eu"; isto porque utilizar sua identidade como algo fixo é uma das desculpas que damos para hesitar . A famosa "Não posso isso porque não sou assim". Outra passagem é

Krishnamurti, um sábio indiano disse:
“Você pode pegar um pedaço de madeira do seu jardim e todo dia presenteá-lo com uma flor. No final do mês irá adorá-lo e a ideia de não apresentar uma oferenda será um pecado". Em outras palavras, tudo que você se acostuma a fazer, feito por tempo suficiente, vai parecer natural mesmo que não seja. A "hesitação" não quer que você mude. Sua diretiva é manter você no status quo. Ela acredita que sua identidade te manteve vivo e estável e que conformidade é melhor do que estar morto. Mas é uma armadilha porque quase nenhum dos riscos da modernidade são fatais.
Você pode achar uma besteira esse livro ou essas passagens (traduzidas na pressa), mas realmente me fez pensar. Porque se você me conhece percebe o tanto que demoro pra responder alguma coisa e minha inatividade em redes sociais. Às vezes, me concentro tanto em pequenas coisas que nenhuma atenção é dada a minha vida social, e eu dou esse tipo de desculpa "Ah sou anti-social, acontece", "não tenho tempo", "estou ocupado", "eu respondo depois, não vai fazer muita diferença" e por aí vai. E no final das contas são apenas desculpas. Recentemente fiz um post no facebook e demorou uns 20 minutos só para dar finalmente clicar em postar (não estou nem falando em escrever, só apertar o maldito botão e enviar o texto), isso é o "flinch".

Ao final do livro o autor nos lembra que geralmente os livros dizem agora é só seguir esse passo-a-passo e estará tudo resolvido. Infelizmente, este livro não é assim, ele nos lembra que a "hesitação" está sempre conosco e vai ser difícil fazer aquilo que você se conformou em não fazer, seja ter coragem de falar com estranhos, abrir um negócio, estudar para uma prova, escrever um post num blog, etc. Ficamos apenas com o conhecimento de que ao dar uma desculpa, estamos hesitando e mantendo o status quo com nossa conformidade, não importa o quão racionais sejam nossas desculpas. E com esse conhecimento, podemos "revidar" e não hesitar, a única certeza do livro é que você vai ocasionalmente perder, ao menos agora sabe o porquê.

Sobre o último post:
1. Ler "The Flinch", um livro muito curto sobre fazer aquilo que se tem medo;
2. Ler 4 capítulos de "Framed perspective vol. 1"; só consegui ler 3;
3. Zerar Detroit: Become human;
4. Revisar caracteres chineses no anki;
5. Refazer o exercício de elipses de "Draw a box";
6. Responder todo mundo que falou comigo e eu deixei de lado por questões diversas;
7. Escrever um post sobre isso com alguns comentários do último livro que li.

Os pontos 3, 4, 5 e 6 realmente eu deveria ter pensado melhor e como tinha mencionado no começo deste post, vamos dividir agora em "até o próximo post" e "até o fim de semana" vou nomear de outra forma:

Até a próxima:
1. Ler capítulo 4 de FP vol. 1 (da última vez só foi 3..ainda bem que não teve exercícios haha..ha (acho que esse 4 tem..>_<))
2. Revisar os caracteres chineses no anki; acho que aqui preciso dar uma explicação, faz tempo que eu não estudo e devem ter em torno de 400 caracteres pendentes de revisão..
3. Refazer exercício de elipses de DAB; (perceba que estou abreviando tudo agora xD)
4. Responder 5 pessoas que falaram comigo
5. Escrever um post sobre isso e alguns comentários sobre o dia;

Até Domingo:
1. Zerar DBH;
2. Finalizar lição 1 de DAB e pelo menos 10% do desafio de desenhar 250 cubos;
3. Estudar o uso de OBS pra fazer stream e fazer uma stream de teste no YTB;
4. Gravar 1 capítulo do jogo de Alien e colocar no YTB;
5. Responder todo mundo que falou comigo;
6. Terminar dois cursos do 3Dcoat;
7. Terminar 1 curso de blender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não pegue leve comigo...critique sem perdão!